Qual é a diferença entre torque e potência?

Muita gente ainda confunde as funções de torque e potência. Mesmo alguns motoristas mais experientes podem ter dificuldades nesse assunto. Mas afinal, o que é um e o que é o outro?

A dúvida é tamanha, que criou-se o mito de que o torque é para arranque, enquanto a potência diz respeito a velocidade. Mas será que é assim mesmo que as coisas funcionam?

Considerando essa análise vaga, e até mesmo irreal, decidimos criar esse conteúdo para lhe ajudar a entender exatamente o que é o torque e potência, e quais as diferenças entre esses dois aspectos de seu veículo.

Torque e potência não são a mesma coisa!!! Entenda a diferença aqui!

Ainda que você não seja um motorista com anos de experiência, já deve saber alguma coisa a respeito de seu veículo. Uma das informações mais importantes é aquela que diz respeito ao seu motor, que é composto por dois rendimentos principais: cavalo e torque.

Entendido isso, podemos dizer que o cavalo é responsável por entregar potência ao veículo, enquanto o torque é responsável pela força. Atuando em conjunto, os dois elementos fazem o veículo funcionar muito bem.

  • Torque:

“Torque” é o nome a força produzida por objetos em rotação. Pode ainda ser interpretado como a força que promove a rotação, ou seja, a que faz as coisas girarem.

Exemplo: quando você utiliza uma chave em uma fechadura para abrir, faz um movimento de giro, certo? Essa ação desencadeia um torque, ou seja, um giro baseado em força.

  • Mas como isso se aplica ao seu veículo?

Nos carros, podemos dizer que o torque representa a força de seu motor. Quanto maior o torque, maior a força. Mesmo se forem comparados dois veículos aparentemente do mesmo nível, aquele com maior torque ganhará no quesito força de motor.

A indústria automobilística reconhece a importância desse fator, e por isso tem investido cada vez mais em veículos com maior torque. O resultado disso é um motor cada vez mais forte e resistente.

Consequentemente, o torque faz com que as “arrancadas” do veículo aconteça de forma mais fácil. Por isso a lenda de que o torque é para arranque.

Potência: quanto maior, mais rápido é o veículo!

Quando você analisa o que é torque e potência, descobre que são dois fatores bem diferentes. Enquanto o torque diz respeito à força, a potência é o que permite que o carro chegue a uma alta velocidade.

Para entender melhor esses aspectos, podemos comprar dois extremos: um caminhão de carga e um carrinho de golfe.

O primeiro é grande e pesado. Sendo assim, para ser posto em movimento ele precisa de força – por isso esses veículos de grande porte costumam ter um torque mais alto.

Já o segundo veículo é muito leve, e precisa ser rápido. Nesse caso, ele precisa de potência, e não tanto de torque. São duas aplicações completamente diferentes, mas ambas cruciais para colocar um veículo, independente de seu porte, em movimento.

Quais são as medidas utilizadas para cada um dos fatores?

Depois de entender um pouco mais sobre torque e potência, é hora de entender um pouco mais sobre as medidas que são utilizadas para medir cada um.

A potência, como você já deve saber, é medida por cavalo vapor (CV). Essa é uma medição que ficou mais conhecida no Brasil, e que a maioria dos motoristas possui certa familiaridade.

Já o torque possui medidas um pouco mais complexas. Internacionalmente, ele é medido pela escala Newton-metro (N m). No Brasil, no entanto, o mais comum é medir pelo quilograma força metro (kgfm).

Essa medição une uma unidade de força – Newton ou quilograma força no caso do Brasil – e uma de comprimento – o metro, nos dois casos. A partir dessa equação chega-se a um resultado.

Então, podemos entender agora que torque e potência são duas coisas distintas, e muito mais complexas do que “arranque e velocidade”. Depois de entender tudo sobre esses assuntos, leia nosso conteúdo com dicas para quem vai transportar crianças.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password