Câmera de ré – dicas de instalação!

A câmera de ré pode ser uma mão na roda na hora de estacionar e fazer manobras. Por isso, muitas pessoas tem comprado este equipamento, mas poucas sabem como fazer a instalação.

Você não precisa gastar dinheiro pagando outra pessoa para instalar. Você mesmo pode fazer isso, pois o processo é muito simples e fácil, mais do que você imagina.

A forma de instalar pode variar de acordo com a câmera de ré que você escolheu, mas de maneira geral existem várias formas de você fazer a instalação.

Para te ajudar vamos dar algumas dicas de como instalar e mostrar o passo a passo para você fazer em casa e sem se sujar. Continue acompanhando e confira!

Passo a passo para instalação da câmera de ré

Para fazer a instalação desse equipamento é necessário conhecer a fiação. O amarelo é o RCA, onde você irá ligar com o cabo RCA de vídeo que vem da câmera.

O fio vermelho é ligado no positivo da luz de ré o no fio marrom do aparelho. O fio terra da câmera de ré deve ser ligado ao foi terra do carro.

Desse modo, quando você engatar a ré, a lâmpada irá acender e a corrente vai para o aparelho que ligará a câmera. Ela tem um suporte com encaixe perfeito para o parafuso e fica quase imperceptível depois que é instalada.

Você pode fazer o uso de fita colante que irá trazer uma melhora na aderência entre o suporte e a porca.

Separe todos os itens que vieram com o equipamento e dê início à instalação com os seguintes passos:

  1. Escolha o local para colocar a câmera de ré

Como o objetivo é deixar a traseira discreta e não chamar atenção para a câmera, um bom lugar é o engate do reboque, mas você pode escolher o lugar que você quiser, desde que dê uma boa visão.

  1. Faça um furo

Você deverá fazer um furo no local por onde a câmera será fixada, mas pode ficar tranquilo, será bem pequeno.

  1. Passe o cabo por um tudo de alumínio

Depois de colocar a câmera de ré na posição adequada em que você escolheu, é hora de passar os cabos para dentro, de forma que ele não fique pendurado e dê mais segurança, dificultando que a câmera seja roubada.

  1. Passe o cabo por debaixo do assoalho

O cabo deve passar por dentro do porta-malas, passando por debaixo do assoalho até chegar a entrada destinada a fiação da câmera.

  1. Ligue a fiação

Como foi explicado acima, você deve conectar os cabos um com os outros e quando terminar você já terá seu aparelho instalado com perfeição.

Dicas na hora da instalação da câmera de ré

Com algumas dicas que separamos você terá uma instalação bem simples e fácil. Veja:

  • Não inverta a fiação

Se você inverter a fiação a instalação não dará certo e você ainda pode prejudicar seu aparelho.

  • Verifique se tem todos os itens que precisa

Antes de começar a instalação veja se todos os equipamentos e fios estão corretos e tenha as ferramentas necessárias em mãos.

  • Em caso de dúvida contrate um profissional

Se você não entende muito bem de fiação, a melhor opção é contratar um profissional, pois ele fará o serviço bem mais rápido e de forma segura.

Agora você já sabe como fazer a instalação de uma câmera de ré. Para saber como utilizar este equipamento veja o artigo: Chega de bater seu carro! Saiba como usar a câmera de ré!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password