O que é sensor de estacionamento e como usá-lo?

O sensor de estacionamento nada mais é do que um dispositivo de segurança que fica instalado atrás do veículo e serve para detectar a distância do veículo em relação a um obstáculo.

Este sistema é muito útil na hora de manobrar e evitar que ocorram algumas colisões. Isso porque a visão do motorista fica bem limitada apenas com os retrovisores e com o sensor isso não acontece.

Quando você se aproxima de qualquer obstáculo ou veículo o sensor capita a distância que o carro se encontra e começa a emitir um aviso sonoro. Com isso, você consegue saber que está se chegando perto de algo.

É mais comum instalar o sensor de estacionamento na traseira de veículos, mas ele também pode ser utilizado na frente e nas laterais. Quer saber como ele funciona? Então continue acompanhando este artigo!

Como funciona o sensor de estacionamento?

O seu funcionamento é bem simples de entender. À medida que o veículo se aproxima de algum obstáculo, o sensor emite e capta o retorno dos sinais de rádio, assim como um sonar.

A partir disso ele consegue sinalizar a qual distância o carro está, de forma que você não vá além do que pode ir. Esse dispositivo é muito útil em manobras e durante a baliza.

O sensor de estacionamento pode vir instalado diretamente de fábrica ou pode ser adquirido separadamente.

Porque ter um sensor de estacionamento em seu veículo?

Fazer baliza é uma das maiores dificuldades dos brasileiros e mesmo aqueles que sabem fazer, muitas vezes já bateram em obstáculos pequenos que não estavam visíveis apenas com os retrovisores.

Por isso, ter um sensor de estacionamento pode ser muito útil tanto para evitar gastos com reparos no veículo quanto para deixar a manobra muito mais fácil e rápida.

Quem já bateu o carro sabe que uma simples “encostadinha” pode dar um gasto enorme. Sem contar que você terá mais segurança e confiança na hora de realizar as manobras.

Investir em um sistema como esse é uma excelente opção para quem utiliza o carro com frequência.

O sensor de estacionamento pode ser instalado em qualquer veículo?

Sim, este sistema pode ser instalado em qualquer veículo, mas para isso é necessário seguir todas as recomendações do fabricante em relação a distância do chão.

Sem contar que não pode haver nada na frente que possa atrapalhar o correto funcionamento do sensor. A chuva e outros corpos estranhos podem atrapalhar o seu funcionamento e emitir um alarme falso de proximidade, mas isso vai depender da sensibilidade do aparelho.

Tipos de sensor de estacionamento disponíveis no mercado

Atualmente você encontra dois tipos de sensores disponíveis no mercado. O sensor por ultrassom funciona de maneira semelhante a um sonar, emitindo uma frequência que atinge o objeto e reflete emitindo um sinal.

A distância é calculado medindo o tempo que o sinal gasta para retornar do objeto até o sensor.

O outro tipo é o sensor magnético, que possui uma fita magnética que é colocada em toda a extensão do para-choque. Essa fita criará um campo magnético que será capaz de detectar os obstáculos que entrarem nesse campo.

A vantagem dele em relação ao outra é que não precisa furar o para-choque, porém, eles não podem ser instalados em para-choques metálicos.

Como vimos, o sensor de estacionamento pode ser muito útil na hora de manobrar seu veículo. Por isso, não perca mais tempo e adquira já o seu.

 

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password