Tudo o que você precisa saber sobre a Nova CNH

Andar sempre com a carteira de habilitação nacional em mãos é obrigatório. Ainda assim, muita gente acaba esquecendo o documento em casa, e passa por aperto. Se esse é o seu caso, a nova CNH lhe ajudará muito!

Prevista para entrar em circulação em 2019, a nova CNH foi pensada para diminuir os incidentes de motoristas que esquecem a carteira em casa. E para tanto, ela vai se valer de uma tecnologia muito minuciosa.

Entenda mais sobre a nova CNH, e como ela poderá lhe ajudar. Quais são as mudanças previstas? Quando entra em circulação? Respondemos a todas as dúvidas que você tem a respeito da nova carteira de habilitação.

Saiba mais sobre a Nova CNH

Podemos dizer que a carteira de motorista que você está acostumado a usar está com os dias contados. Está previsto que um novo modelo entre em circulação em 2019, e traz algumas novidades muito boas.

A principal novidade é que ela virá com um chip implantado, onde informações importantes a respeito do condutor estarão guardadas. Para isso, ela será impressa não mais em papel, mas sim como um cartão plástico rígido.

A previsão é que esse documento seja mais seguro e também mais prático, uma vez que ele vai trazer uma série de cuidados com os dados do motorista.

Todas as informações ficarão armazenadas no microchip. As digitais, por exemplo, poderão ser acionadas a partir desse pequeno dispositivo.

Carteira de habilitação por aplicativo de celular: o que é isso?

Outra novidade é a chamada CNH digital. Essa é uma versão que foi testada em estados como Goiás e também no Distrito Federal. Nesse caso, a carteira funciona através de um aplicativo de celular.

Isso mesmo! Já que esquecer a carteira ainda é um problema, mas esquecer o celular não, os órgãos responsáveis decidiram unir o útil ao agradável.

Assim foi disponibilizado um aplicativo tanto para Android quanto para iOS, onde é possível acessar uma versão digital de sua carteira, que tem relevância idêntica a versão física.

Através do site do Denatran você pode verificar quais são os estados onde a CNH digital já está em uso, e também fazer um cadastro para conseguir liberar a sua para utilização.

  • Utilização da carteira de habilitação:

Depois de fazer o cadastro no site para que a sua Nova CNH seja habilitada, será necessário acessar o seu e-mail para validar as informações. Você terá uma senha e login que deverão ser usados para logar no aplicativo.

É importante que você tenha o aplicativo da CNH digital em seu celular. Para isso, basta procurar na loja de seu sistema operacional (Android ou iOS) pelo nome “CNH Digital” e fazer o download.

Será gerado um código PIN de acesso, que garante a segurança de seus dados. A carteira receberá então uma assinatura digital do Denatran, que valida o seu uso.

A CNH digital tem a mesma validade da CNH física?

A Nova CNH em versão digital tem exatamente o mesmo valor que a versão física, ainda utilizada pela maioria dos motoristas. A diferença é que essa carteira traz inúmeras vantagens.

Uma das previstas é que o aplicativo utilizado para acessar a nova CNH também funcione para verificar a pontuação e demais informações do motorista.

  • Perdi o meu celular, o que fazer?

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o que fazer com o documento caso o celular em que ele foi autenticado seja roubado ou perdido. Nesse caso, o usuário poderá bloquear o documento.

Para isso ele poderá acessar o Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio remoto, caso tenha acesso ao certificado digital.

Se não, poderá também comparecer a um posto do Detran para pedir o bloqueio. Esse procedimento é solicitado para garantir a segurança dos dados.

  • Preciso ter internet para acessar a minha CNH?

Não! O sinal de internet só será necessário no primeiro acesso ao documento. Depois disso, a sua Nova CNH estará disponível mesmo off line, garantindo que você tenha acesso a ela quando precisar.

Agora que você já obteve informações importantes sobre a nova CNH, leia também o conteúdo que separamos a respeito de dicas valiosas para quem vai viajar.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password